fbpx

Meet Our Team

Francisco Miguel Banha

Operations Manager

Chief Operating Officer no Grupo Gesbanha, uma empresa portuguesa de serviços profissionais, líder nas áreas de Estratégia e Consultoria de Operações, Contabilidade Financeira e

É Professor Convidado de Comportamento Organizacional da Católica Lisbon School of Business and Economics, sendo também membro do Painel de Entrevistadores do Programa de Licenciaturas Internacionais da Faculdade. Desde 2021 faz igualmente parte do Corpo Docente do ITAE Business School (Espanha).

Antes de ingressar no Grupo Gesbanha, foi Senior Advisor na Maksen, Deloitte e KPMG, nas Indústrias de Serviços Financeiros, com experiência profissional adicional nas indústrias de MCBER (Indústria, Retalho, Energia e Recursos) e Telecomunicações, com especialização em Transformação Digital, Experiência do Cliente, otimização de custos, redefinição organizacional e de processos, e atividades do Project Management Office.

 


Sérgio Póvoas

Finance & Consultant

Especialista em Estratégia e Business Angels.

É o Gerente de Gesventure e Venture Capital. Graduado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. ISEG / Universidade Técnica de Lisboa. Graduação em Contabilidade e Fiscalidade no ISEG. Diploma de Pós-Graduação em Controle de Gestão e Finanças Empresariais no ISEG Mestrado em Finanças Empresariais no ISEG. De momento está a realizar o seu doutoramento.


Francisco Banha

Presidente Grupo Gesbanha

Francisco Banha é doutorado em ciências económicas e empresariais pela Universidade do Algarve e Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade de Lisboa. É licenciado em OGE (ISNP) e possui o MBA em Business Strategy pelo ISEG. É responsável pela cadeira de Empreendedorismo no MBA e na Pós-Graduação em Gestão e Sustentabilidade no ISEG, e Professor Auxiliar Convidado na FEUAlg, onde leciona nos Mestrados de Finanças Empresariais e de Gestão, Empreendedorismo e Inovação. Escreveu “O Impacto da Fiscalidade no Setor de Capital de Risco” – Editora Vida Económica; “Capital de Risco – Os Tempos Estão a Mudar”- Editora Bertrand e “ Cartas a um Professor – Educação para o Empreendedorismo” – Editora Bnomics. Fundou, em 1986, o Grupo Gesbanha que atua nas áreas de gestão e contabilidade, capital de risco e empreendedorismo sustentável. Angariou 40 milhões euros para projetos empresariais e implementou em mais de 500 Escolas (150 Municípios), o método learning by doing envolvendo mais de 120 mil alunos e mais de 5 mil professores. Investe em startups como Business Angel, sendo fundador do primeiro clube de Business Angels em Portugal (2000) e da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels), da qual é seu Presidente Honorário. Representou Portugal na Direção da WBAA (World Business Angels Association) e na EBAN (Associação Europeia de Business Angels) entre 2007 e 2014, ano em que foi distinguido por esta entidade com o Prémio “Carreira” (Lifetime Achievement to Business Angels).

Foi responsável pela conceção e operacionalização do primeiro fundo de co-investimento para Business Angels, no nosso País, estabelecendo um conjunto de iniciativas junto do governo português e da comunidade portuguesa de Business Angels. Neste âmbito foram criadas 42 sociedades veículo que tiveram sob gestão mais de 42 milhões de euros.

Em termos corporativos foi responsável pela conceção, estrutura organizacional e angariação de capital, cerca de 5,7 milhões de euros, do fundo corporativo do Grupo Critical Software, no assumiu a responsabilidade de Presidente da Assembleia Geral da Critical Ventures.Em 1999 lançou a primeira venture catalyst portuguesa, Gesventure, através da qual apoiou 20 projetos empresariais no processo de angariação de capital no montante global de 26 Milhões de euros. Por sua vez em 2006, lançou a GesEntrepreneur – Empreendedorismo Sustentável, Lda., empresa responsável pela implementação do método learning by doing no ensino do Empreendedorismo em mais de 500 Escolas portuguesas envolvendo 150 Municípios, 109.019 alunos e 4.842 professores.

Graças ao seu pioneirismo, ao trabalho desenvolvido em prol do ecossistema empreendedor português, da comunidade educativa e da sua atividade empresarial, realizada ao longo de 30 anos, foi-lhe atribuído, em 2011, a Medalha de Mérito Empreendedor pelo Município de Penela e em 2016 foi condecorado com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro pelo Município de Oeiras.

Como uma das referências nas áreas do Empreendedorismo e do Capital de Risco, publicou no âmbito destas temáticas os livros “O Impacto da Fiscalidade no Setor de Capital de Risco”, “Capital de Risco – Os Tempos Estão a Mudar” e o “ O Triunfo dos Empreendedores”.

É responsável pela cadeira de Empreendedorismo no MBA e na Pós-Graduação em Gestão e Sustentabilidade no Instituto Superior de Economia e Gestão, e no Mestrado de Empreendedorismo e Internacionalização do Instituto Superior de Gestão. É igualmente docente convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve no Mestrado de Finanças Empresariais nas áreas de Fusões e Aquisições e de Corporate Governance para empresas familiares.

Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Alvide), Presidente honorário da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels), por si fundada em 2007, Membro da Direção da WBAA (World Business Angels Association), Diretor da EBAN (Associação Europeia de Business Angels) entre 2007 e 2014, ano em que foi distinguido por esta entidade com o Prémio “Carreira” (Lifetime Achievement to Business Angels) e Vice-Pesidente do Conselho Geral da CIP (Confederação Empresarial de Portugal) entre 2010 e 2016.